Dúvidas frequentes

As informações abaixo são sobre dúvidas referentes a encomenda de caricaturas.

Separamos aqui as perguntas mais frequentes que nos chegam por e-mail diariamente. Praticamente todas as dúvidas podem ser tiradas aqui. Se ainda assim precisar de alguma coisa, entre em contato via e-mail.


1) Como funciona o procedimento para efetuar o pedido?

Após efetuar seu pedido e pagamento enviaremos um e-mail com as instruções para envio das fotos e demais informações para elaboração da arte. Todo o processo da encomenda é feito via e-mail com o envio das fotos e esboço (em traço PB e baixa-resolução) para aprovação (para opção que tenha aprovação de esboço).

 

2) O valor que aparece no site já inclui entrega via correio?

O formato padrão de envio da encomenda é por e-mail. Mas, caso queira sua encomenda impressa, via correio, será acrescido custo de impressão e postagem ao valor total do pedido.

3) E se eu não gostar do esboço?

Informação válida para opção que contemple aprovação de esboço. Disponibilizamos uma opção econômica que não tem aprovação de esboço.
A fase do esboço é justamente a hora de fazer ajustes. Se quando enviarmos o esboço você achar que algo pode ser alterado, é importante que nos informe o que gostou e o que não lhe agradou no desenho. Senão as vezes mexemos em algo que não tinha necessidade e perdemos tempo com isso. Por exemplo: "Os olhos, a boca, o formato do rosto e o nariz estão legais mas o cabelo pode ser mudado". Isso é bem diferente de simplesmente dizer "não gostei" certo? Obviamente mandaremos o esboço que achamos que está bom. Mas as vezes as fotos enganam um pouco.

4) Será cobrado algum adicional para alterar o esboço?

Informação válida para opção que contemple aprovação de esboço. Disponibilizamos uma opção econômica que não tem aprovação de esboço.
Para opção que contempla aprovação de esboço, fazemos alteração no esboço quando necessário sem custo adicional, até porque geralmente são solicitadas alterações mínimas após envio do 1º esboço. Agora, procure descrever bem tudo o que deseja ser alterado logo na primeira solicitação. Pode ser que na terceira ou quarta solicitação de alteração, dependendo de cada situação, precisemos cobrar algum adicional.

5) Recebi a arte finalizada depois que aprovei o esboço mas gostaria de uma alteração. Será cobrado adicional?

Caso seja somente uma alteração de cores (cor de fundo, de roupa, etc), não cobraremos adicional. Se for alguma alteração de traço que havia sido aprovada no esboço, cobraremos adicional para efetuar a mudança.
Informação válida para opção que contemple aprovação de esboço. Disponibilizamos uma opção econômica que não tem aprovação de esboço e não há possibilidade de alteração após entrega da arte, seja via e-mail ou correio.


6) Como é enviada a encomenda finalizada?

O pedido padrão é para entrega da arte via e-mail em formato .JPG ou .PNG (fundo transparente), tamanho proporcional ao A3 (30cm X 40cm), em alta resolução 300dpi. Se necessário, enviamos também a arte em formato .EPS.

7) Para encomendar a caricatura em tamanho menor ou maior tem diferença no preço?

A base de custo do trabalho de caricatura é por pessoa e não por tamanho.
Como o trabalho é feito digital (no computador), não há diferença no valor para tamanhos diferentes. Fazemos a arte vetorial e entregamos via e-mail no tamanho padrão de 30cm X 40cm (A3) em 300dpi. Nesse tamanho é possível fazer a reprodução da arte em formatos grandes (é possível ampliar em até 5x esse tamanho sem perder qualidade) como banners, displays e pequenos como canecas, chinelos etc.

8) Qual é o prazo para envio da encomenda finalizada?

O prazo depende mais da aprovação do esboço mas em média é entre 8 à 12 dias úteis para até 2 pessoas no mesmo pedido (prazo da entrega da arte por e-mail, sem contar tempo de correio). Quanto mais pessoas no desenho maior será o prazo para entrega.
Os prazos de envio do esboço e arte finalizada estão especificados na descrição de cada produto.

9) E se eu precisar de entrega em prazo menor do que o informado no site?

Para prazos menores que os estipulados no site pedimos que antes de qualquer coisa entre em contato conosco via e-mail para saber se será possível cumprir e atender sua necessidade.
Se for possível, provavelmente seguiremos a seguinte tabela de Taxa de Urgência:
- envio do trabalho finalizado em 24h - acréscimo de 100% sobre o valor total;
- envio do trabalho finalizado em até 2 dias úteis - acréscimo de 75% sobre o valor total;
- envio do trabalho finalizado entre três e cinco dias úteis - acréscimo de 40% sobre o valor total.

10) Arte preta e branca ou colorida?

Alguns casos a arte em traço PB será mais adequada para estampar chinelos, ou camisetas (em alguns casos) com silk-screen, por exemplo. Na dúvida sugerimos a arte colorida porque fazendo já colorida dá para gerarmos a mesma arte em traço PB sem custo adicional caso necessário.

11) Posso ir pessoalmente fazer a encomenda?

O FabriCarica não faz atendimento pessoal para caricaturas via encomenda. Todas as encomendas devem ser feitas pelo site e o procedimento é todo via e-mail. Trabalhamos já há mais de 10 anos dessa forma.
Vamos pessoalmente somente em casos de trabalho com caricatura ao vivo em eventos.

12) Que tipo de foto e quantas imagens preciso mandar?

O resultado do trabalho dependerá 100% da(s) foto(s) enviada(s). A quantidade de fotos não importa tanto e sim a qualidade das imagens. Portanto, precisamos de fotos nítidas (sem cortes de área do rosto/cabelo), de preferência que estejam com a expressão desejada para o desenho (a pessoa sorrindo, por exemplo) e que as fotos sejam recentes. Fotos com a pessoa longe que não estejam nítidas ou que contenham acessórios como óculos escuros, chapéus ou que atrapalhem ver claramente o rosto, não ajudam. A não ser que o "acessório" deva aparecer no trabalho.
Outra coisa importante é o ângulo da foto. Fotos tiradas de cima para baixo ou vice-versa, costumam "enganar" o caricaturista porque acabam mostrando a pessoa em ângulos desfavoráveis para alguém que não as conhece pessoalmente. Enfim, as fotos influenciam 100% na qualidade do trabalho.

13) Quero caricatura com mais de uma pessoa. Elas precisam estar juntas na foto?

Não necessariamente. Desenhamos cada pessoa separadamente uma de cada vez, por isso também que cobramos por pessoa e não por ilustração. Então o mesmo que escrevemos na resposta acima serve para qualquer foto. Só precisamos de fotos boas das pessoas a serem desenhadas.

14) Que tipo de cenário é cobrado a parte na encomenda?

Qualquer imagem com descrição mais complexa ou que dependa da uma foto de referência para ser inserido no trabalho. Por exemplo, a pessoa com o Pão de Açúcar ao fundo. Ou também um veículo específico (carro, moto, bicicleta, ônibus, caminhão, etc) serão considerados como cenário.

15) Mascote é cobrado a parte na encomenda?

Sim, qualquer tipo de mascote/animal (cachorro, gato, cavalo, peixe, tartaruga, papagaio etc.) será cobrado adicional.

16) Vocês entregam a caricatura impressa?

O padrão de nossos pedidos é para entrega via e-mail em alta resolução para reprodução posterior, até para economizar com correio já que hoje compensa mais fazer a impressão em alguma gráfica rápida de sua cidade que sairá mais em conta. Caso queira o trabalho impresso, faremos a impressão em tamanho único (A3, 30cm X 40cm) em papel especial (Couchê, 230 g/m2). Será cobrado adicional de impressão e postagem.

17) O que posso fazer com a arte digital que vocês nos mandam?

Como enviamos o arquivo digital em alta resolução 300dpi no tamanho de 30cm X 40cm é possível fazer a reprodução da imagem em formato de até 5x esse tamanho sem perder a qualidade. Com a arte que enviamos você poderá imprimir adesivo, banner, quadros, chinelos, canecas, covites, camisetas etc.

18) Além da pintura digital vocês fazem em outras técnicas?

Fazemos, mas damos preferência para o formato digital por conta do custo mais acessível. Caso queira, fazemos trabalhos finalizados com tinta acrílica, lápis de cor ou aquarela, em papel ou tela. Valores e disponibiliade sob consulta.

19) Quero encomendar uma caricatura de celebridade ou minha para uso comercial. O valor é o mesmo?

Para encomenda de caricaturas de celebridades, ou caricaturas/ilustrações PARA USO COMERCIAL DAS ARTES, OS VALORES SÃO TOTALMENTE DIFERENTES. Os valores disponíveis no FabriCarica são para caricaturas pessoais e uso NÃO COMERCIAL DAS ARTES. Caso queira encomendar caricatura de alguma personalidade (políticos, artistas, esportistas etc) ou ilustração para uso comercial, um orçamento específico para esse tipo de trabalho deverá ser feito sob consulta. Quando um desenho, foto ou música são usados comercialmente é necessário um contrato de licença de uso assinado pelo autor da obra 
(ver Lei nº 9.610, de 1998 regula os direitos autorais) com base em mídia, tempo de uso, território, tiragem etc. Por isso os valores são diferentes.

20) Preciso fazer a encomenda através da empresa. Como funciona?

Para encomendas via Pessoa Jurídica favor consultar valores e formas de pagamento. Normalmente o procedimento é um pouco diferente para pagamento via empresa, dependendo da necessidade de faturamento. Para esses casos emitimos nota com condição de pagamento a combinar.

Sobre a loja

O FabriCarica é um site de arte especializado em caricaturas, criado em 2004 a convite do portal EPTV.com (filiada da Rede Globo no interior de SP). Aqui você pode encomendar a sua caricatura ou de outra(s) pessoa(s) para dar de presente, contratar nossos artistas para desenhar ao vivo em seu evento ou adquirir peças de arte exclusivas de nossos artistas. O site completou, em Novembro de 2016, 12 anos no ar atendendo encomendas de caricaturas on-line para todo o Brasil.

Social
Pague com
  • PayPal
  • PagSeguro
  • Depósito Bancário
Selos

STEGUN/Studio - CNPJ: 17.241.466/0001-81 © Todos os direitos reservados. 2017